Dicas de Gestão

Gestão Financeira

06.06.2013

Provisão de Receitas

A provisão dos recebimentos de uma empresa é uma tarefa importante no controle de seu processo de contas a receber, sendo realizada a partir de lançamentos financeiros estimados.

As informações geradas através do controle das contas a receber e, mais especificamente, destas provisões, darão subsídios para tomada de decisões e planejamentos relacionados às possíveis entradas de recursos e suas possibilidades de uso, além disso, a partir do momento que se registra os valores previstos para recebimento, a empresa pode avaliar, por exemplo, a necessidade de geração ou de captação de recursos, minimizando os ricos para projetos futuros e novos compromissos, a curto e médio prazos, graças ao conhecimento antecipado dos créditos a receber e suas probabilidades de entrada.

Provisionar as receitas consiste em identificar valores futuros que provavelmente serão recebidos, informando-os no controle financeiro interno da empresa. Esta informação, que possibilita antever as receitas, pode ser originada de dois procedimentos distintos: das movimentações comerciais, quando são gerados os pedidos de vendas pelos vendedores ou diretamente pela área financeira, quando o profissional da área de contas a receber lança as receitas financeiras futuras de todas as movimentações não originadas das movimentações comerciais:

1 – Atualização das contas a receber através das movimentações comerciais

Sempre que forem sendo realizados os pedidos de vendas essa atualização deverá ser feita, já que a empresa adquire um direito de recebimento futuro, com o comprador assumindo uma responsabilidade de pagamento futuro à sua empresa, dando a possibilidade de fazer uma provisão de recebimento, mesmo antes do faturamento ou envio do título ao cliente.

Neste caso, é importante saber que, a informação somente poderá ser gerada a partir das negociações efetivadas, ou seja, assim que é feita uma solicitação formal de compra de produtos ou serviços por parte de seu cliente, com sua empresa emitindo um pedido de venda. Todos os pedidos de vendas emitidos sinalizam uma receita futura, logo é necessário registrar no controle financeiro interno da empresa a provisão de recebimento dos valores que estão presentes no pedido gerado.

2 – Lançamento direto das receitas financeiras

Outra forma de atualizar as contas a receber, considerando os valores provisionados, consiste em fazer o lançamento direto nos controles financeiros da empresa de todas as contas que não tiveram origem nas movimentações comerciais, como por exemplo, os rendimentos de aplicações financeiras, receitas de aluguéis e outros entradas futuras que não são resultado das vendas de produtos ou serviços da empresa, ou seja, são aquelas entradas provenientes de transações atípicas ou extraordinárias não incluídas nas atividades principais da empresa.

Veja as formas de execução dessa tarefa e em quais situações elas são recomendadas:

provisao-de-receitas

Exemplo

Valdir é coordenador financeiro na empresa que trabalha e durante todo o dia estará treinando Andréia, a nova funcionária contratada como analista de Contas a Receber.

Como uma das tarefas mais importantes que Andréia irá desempenhar será o controle dos recebimentos previstos, Valdir explica detalhadamente cada etapa do procedimento que ela deverá adotar e sobre a importância de fazer o registro de todas as provisões de recebimento.

Valdir esclarece também que a empresa utiliza um sistema integrado de gestão (ERP) e que ele já foi configurado para considerar, automaticamente, todos os pedidos de vendas feitos pela área comercial como uma provisão de receita, mesmo antes de ser faturado o pedido e gerada a Nota Fiscal, formalizando a venda.

Porém, espera-se que Andréia faça o lançamento diário, direto no sistema, de todas as demais receitas financeiras provisionadas que não tiveram origem na área comercial (uma venda), como por exemplo: os rendimentos de aplicações financeiras, receitas de aluguéis e outras entradas futuras que não são resultado das vendas de produtos ou serviços da empresa.

ProvisãoReceitas_1

Uma grande vantagem de ter essas informações disponíveis é que, à medida que estes dados são registrados no sistema, estes recebimentos estimados já poderão ser considerados nas análises de entradas da empresa, com as devidas ponderações, já que se trata de suposições e não de certezas de valores em caixa.

Esta, portanto, é uma outra funcionalidade do sistema que Andréia utiliza, que dá a possibilidade de serem impressos relatórios de controle, facilitando a vizualização para tomada de decisão.ProvisãoReceitas2À partir do momento que a Nota Fiscal é gerada, a movimentação deixará de ser considerada apenas uma provisão e passará a ser uma conta a receber legítima.

 

* A reprodução e distribuição desse conteúdo serão permitidas desde que se faça a citação ao portal MahaGestão. É proibida qualquer alteração em seu conteúdo original ou uso para fins comerciais.

Ajude-nos a melhorar esta DICA. Envie críticas e sugestões para contato@mahagestao.com.br

Posts relacionados

  • Diferença entre Crescimento e Desenvolvimento24.01.2014 Diferença entre Crescimento […] É importante entendermos que crescimento e desenvolvimento são coisas diferentes. O crescimento indica aumento da produção e da capacidade de atendimento, com aumento da estrutura, da […]
  • Controle de Pedidos de Vendas Pendentes11.04.2013 Controle de Pedidos de Vendas Pendentes O controle dos pedidos de vendas deve ser rigoroso, pois, caso contrário, o pedido corre o risco de não ser faturado, desperdiçando esforços empreendidos pela equipe de vendas. O pedido […]
  • Como estabelecer Metas de Vendas11.07.2016 Como estabelecer Metas de Vendas A definição das metas de vendas consiste em determinar um valor ou indicador necessário para alcançar os resultados financeiros definidos para um período. Esse processo é fundamental para […]

Parceiros:

Mobile Analytics

Segurança: